A incrível Costa Rica

 

Dona de 5% da biodiversidade do planeta, Costa Rica tem paisagens espetaculares

Embora tenha um território de apenas 51 mil km² – pouco menor que o estado do Rio Grande do Norte – a Costa Rica é dona de 5% da biodiversidade do planeta. É o país com maior porcentagem de território regido por leis de proteção ambiental em todo o mundo (26%), com 35 parques nacionais e oito reservas biológicas. Isso torna a Costa Rica um dos melhores lugares para o ecoturismo. Apenas 120 quilômetros separam as duas costas do país, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, nas quais você vê praias, costões rochosos, colunas de cordilheiras e vulcões. E de bônus conhecerá um povo alegre e hospitaleiro.

QUANDO IR

O país possui 12 zonas climáticas e cada uma tem suas características, determinadas principalmente pela umidade e pela altitude. Na média, as temperaturas são amenas, entre 17⁰C e 32⁰C. A estação seca ocorre entre dezembro e abril e das chuvas, de maio a novembro. Além do verão, os meses de junho e julho também são alta temporada.

CURIOSIDADES

Na Costa Rica fica a Isla del Coco, maior ilha desabitada do mundo. O local foi cenário do filme ‘Jurassic Park’.

Principais atrações

Entre os maiores atrativos do país estão os oito parques nacionais: Braulio CarrilloCahuitaChirripóCorcovadoGuanacasteIsla del CocoManuel Antônio e Tortuguero. Destaque também para os vulcões ArenalIrazuPoás e Rincón de La Vieja. As praias são outro atrativo imperdível, com areias brancas e águas quentes.

Crédito: Thinkstock

Praias

A área das praias da região do Caribe conta com 200 quilômetros de costa, desde a fronteira com o Panamá até a fronteira com a Nicarágua. Cercadas de mata exuberante, os destaques ficam para as praias do Parque Nacional Cahuita (Blanca e Negra), a praia de Manzanillo e a Barra del Colorado, com águas claras e azuis. Na região do Pacífico Norte ficam extensas praias de areia cinza, com formatos variados, ondas intensas e muita vegetação.

 

Crédito: Thinkstock

Parques nacionais

São oito os parques nacionais da Costa RicaBraulio CarrilloCahuitaChirripóCorcovadoGuanacasteIsla del CocoManuel Antônio e Tortuguero. As áreas protegidas guardam milhares de espécies de animais selvagens, plantas exóticas, trilhas, corredores biológicos e bosques. Não perca os passeios pela Isla del Coco, maior ilha desabitada do mundo e considerada laboratório natural para o estudo da evolução das espécies.

 

Crédito: Thinkstock

Vulcões

É impossível visitar a Costa Rica sem fazer um passeio pelos vulcões. O Arenal é o único vulcão em formato cônico do país. Se tiver sorte, durante a noite você irá presenciar pequenas explosões. O Poásconta com duas crateras: uma inativa, onde se localiza o Lago dos Botos, e outra ativa. O vulcão Rincón de la Vieja contempla nove diferentes crateras, das quais a única ativa tem 1.800 metros de profundidade. Já o Irazu é um dos vulcões mais ativos da Costa Rica, com atividades registradas desde 1723.

 

Crédito: Thinkstock

San José

A capital concentra sozinha boa parte dos habitantes da Costa Rica. A parada ali é obrigatória, por conta do aeroporto internacional, mas antes de aproveitar as praias, dê um giro pela cidade. Centro político e econômico do país, possui prédios modernos, edifícios históricos e muitas áreas verdes. Não deixe de conhecer a Plaza de la Cultura, onde estão os museus do Banco Central: o do Ouro e o de Numismática, além de visitar o Teatro Nacional.

 

Hospedagem

A Costa Rica possui muitas opções de hotéis, pousadas, resorts de luxo e acomodações com estilo ecológico. Na capital, a dica é ficar em bairros como San PedroSanta Ana e Escazú. Na Costa do Pacífico, escolha entre as regiões de GuanacastePenínsula de NicoyaCosta Central e Costa Sul. Já a Costa Caribenha se divide na região nordeste de florestas tropicais e outra mais ao sul, com praias desertas e recife de corais.

Inca Real

Localizado no bairro de Amon, em San José, o hotel fica a menos de um quilômetro do Zoo Simón Bolivar. Possui serviços de aluguel de carro, concierge e bar. Os quartos tem estilo clássico e estão equipados com TV a cabo, wi-fi gratuito, cafeteira e mesa de trabalho.

 

Hotel Maragato

O hotel fica no centro de San José. Dispõe de restaurante, wi-fi gratuito e balcão de turismo. Todos os quartos oferecem TV a cabo, ar-condicionado e frigobar. Você ainda terá a disposição recepção 24 horas, terraço e lanchonete.

 

Best Western Irazu

Localizado a cinco minutos do centro de San José, o hotel oferece buffet de café da manhã, piscina e quadras de tênis. O aeroporto internacional Juan Santamaría fica a 18 quilômetros de distância. As acomodações dispõem de ar-condicionado, TV a cabo, telefone e wi-fi.

 

Rincon Del Valle

O hotel fica situado a apenas 250 metros do parque metropolitano La Sábana. Dispõe de spa com academia e piscina, restaurante e serviços de massagem. Os quartos possuem wi-fi gratuito, ar-condicionado, TV a cabo, máquina de café e secador de cabelo.

Gastronomia

Com gastronomia muito parecida com a brasileira, na Costa Rica você irá se sentir em casa. O prato típico do país chama-se gallo pinto, uma mistura de arroz e feijão preto, bem condimentado. Pode ser servido com pedaços de queijo branco quente, ovos, linguiça ou natilla (espécie de requeijão). Mas tudo isso é para o café da manhã!  No dia a dia, arroz, feijão moído (preto ou vermelho) e carnes de frango, peixe ou porco formam os cardápios básicos. A Costa Rica ainda é uma grande exportadora de banana e café, portanto não faltam esses dois itens no comércio local.

Crédito: facebook.com/Restaurant-La-Terrasse

Restaurant la Terrace

Situado na capital San José, o restaurante serve pratos de culinária francesa. Os pratos são criativos e o ambiente é aconchegante, ideal para um jantar romântico a dois.

ENDEREÇO: Avenida 9, Calle 15 | San José

 

Crédito: parkcafecostarica.blogspot.com

Park Cafe

O Park Cafe serve pratos da culinária internacional e espanhola, ideal para degustar carnes e saladas. Prove a viera com bacon e ravioli. Uma delícia!

ENDEREÇO: Rostipollos, La Sabana| San José

 

Crédito: hotelgranodeoro.com

Restaurante Grano de Oro

O local serve pratos franceses, internacionais, sul-americanos e costarriquenhos. O ambiente é elegante e sofisticado, com ótimas sobremesas.

ENDEREÇO: Calle 30, Avenida 2 y 4| San José

 

Visto e vacina

Embora brasileiros não precisem de visto para viagem de turismo por até 90 dias, é obrigatório apresentação dos seguintes documentos na hora da imigração: passaporte válido, Certificado Internacional de Vacina Contra a Febre Amarela e passagem (aérea ou terrestre) que comprove a sua saída do país.

Como se locomover

Assim como em boa parte da América Central, o transporte público e as estradas da Costa Rica não são muito eficientes. Não é raro gastar longas horas de viagem para percorrer menos de cem quilômetros.

Quem pretende viajar de ônibus, é bom estar preparado para fazer conexões em dois ou três lugares para chegar ao seu destino final. Isso porque, a maioria das cidades turísticas não possuem transporte público direto entre elas.

Para evitar o pinga pinga nos deslocamentos a opção mais tradicional são os shuttles –  transporte privado oferecido por agências de viagem. Normalmente eles são feitos em uma van, te busca e te deixa na acomodação de sua escolha, evitando assim que você tenha que ir até rodoviárias ou ponto de ônibus. O ponto negativo é que eles encarecem bastante a sua trip.

Outro ponto a ser lembrado na hora de planejar sua viagem pela Costa Rica, é não considerar dia de deslocamento como um dia que você irá fazer passeios ou conhecer atrações turísticas. Esse dia, muito provavelmente, será um “dia perdido”.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://www.cvc.com.br/destinos/costa-rica/index.aspx

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s