Montevideo, um lugar onde tudo encanta e revigora a alma…

 

É inevitável a comparação com Buenos Aires, do lado argentino do Rio da Prata, onde a vida noturna agitada e a fama dos centros comerciais acabam atraindo mais visitantes estrangeiros. Mas quem procura fazer turismo em uma capital sul-americana com ares europeus e sem a agitação da capital argentina não pode deixar de incluir Montevideo no roteiro.

A cidade é relativamente pequena – tem cerca de 1,3 milhão de habitantes – e não oferece tantas opções de entretenimento como a vizinha, mas a capital mais jovem da América Latina, fundada na primeira metade do século 18, tem um clima tranquilo de interior raro em outras grandes cidades hispânicas da América do Sul, além de um Centro Histórico com casarões coloniais, praças e parques. É só diminuir o ritmo e aproveitar.

O passeio pelo centro antigo começa na Puerta de la Ciudadela, marco zero do setor histórico, que conecta com a Plaza Independencia. Na esquina com a Avenida 18 de Julio, principal artéria da cidade, está o emblemático Palacio Salvo, de 1925, cartão-postal de Montevideo. Ali perto, na Avenida Reconquista, outro ponto de referência é o Teatro Solís, de 1856, que mantém variada agenda com espetáculos de música, teatro e dança.

Também há bons museus, como o Torres García, dedicado a um dos artistas contemporâneos mais importantes da América do Sul, cuja prolífica obra inclui o mapa invertido do continente. E, para quem gosta de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930, conta com um interessante acervo.

Não deixe de curtir algumas horas percorrendo as Ramblas, calçadões com vista para o Rio da Prata que têm ciclovias e áreas para descanso com pequenos mirantes ao longo do trajeto.

Montevideo e Buenos Aires, aliás, podem ser visitadas na mesma viagem. Há um serviço fluvial permanente que atravessa o Rio da Prata interligando as duas capitais. 

COMO CHEGAR

A Gol (www.voegol.com.br)  tem voos diretos de Porto Alegre, além de São Paulo e Rio. A TAM (www.tam.com.br) oferece também voos diários entre São Paulo e a capital uruguaia. Em Montevideo, o desembarque é no Aeroporto Internacional de Carrasco (www.aic.com.uy). De ônibus também se chega ao Uruguai, e as companhias possuem rotas que partem do Sul e Sudeste do Brasil. Do aeorporto ao centro, cerca de 20 quilômetros de distância, a corrida de táxi custa US$ 30. A alternativa é tomar o ônibus DM1, a US$ 1,10, que vai até Punta Carretas.

COMO CIRCULAR

O trânsito na capital uruguaia é tranquilo. O transporte público funciona até a meia-noite, mas as principais linhas de ônibus têm saídas a cada hora durante a madrugada. Os táxis não são caros e viram boa opção para se locomover à noite. Os roteiros pelo Cuidad Vieja podem ser feitos a pé.

Gastronomia

A mesa uruguaia venera cortes de carne (de boi ou cordeiro, principalmente) acompanhados por um bom vinho. Ao lado dos asados, também são encontradas ótimas empanadas, frutos do mar e massas, além de sobremesas como o imbatível doce de leite e, claro, alfajores. Com mais de 20 restaurantes, o Mercado del Puerto é o endereço certo para ser apresentado às delícias e tentações da gastronomia uruguaia.

Montevideo é sinônimo de boa gastronomia e o que é melhor, para todos os bolsos. Desde carnes até sanduíches, tudo que comemos é muito gostoso e com bom custo-benefício. Como a economia é baseada na pecuária, as carnes, queijos e laticínios são de excelente qualidade e encontramos esses itens em diversos cardápios espalhados pela cidade.

1. Chivito

comidas tipicas uruguai chivito

Um sanduíche com tudo dentro: carne de vaca, ovo cozido, tomate, presunto, queijo, tomate, azeitona, maionese e o que a imaginação do “chef” deixar. É vendido em lugares que vão de restaurantes gourmet a postos de gasolina. E não tem nada melhor pra lanchar durante um bom dia de praia no Uruguai.

 

2. Choripan

comidas tipicas uruguai choripan

Pão e linguiça. Dois ingredientes que combinam como nenhum outro no mundo. Em versões mais gourmet como essa da foto, vem temperado com picles, salsa criola ou chimichurri, molho denso muito comum ao sul do Brasil. Assim como na Argentina, o choripan pode ser encontrado em milhares de lugares pelo Uruguai, principalmente em botecos e saídas de balada.

 

3. Asado

comidas tipicas uruguai asado churrasco parrilla

O ponto turístico mais famoso de Montevideo é o Mercado del Puerto. E sabe o que tem lá dentro? CHURRASCO. Ou melhor, “asado”, que é como os uruguaios chamam o conjunto de cortes como colita de cuadril, chorizos, chinchulines e outros assados na parrilha.

 

4. Pancho

comidas tipicas uruguai super pancho hotdog cachorro quente

É a versão uruguaia do universal cachorro-quente. Diferente dos incrementados hot-dogs americanos e dos cheios de molho de tomate no Brasil, o pancho leva apenas salsicha, geralmente do tipo frankfurter. Pra temperar, apenas mostarda, ketchup e a tradicional falta de higiene uruguaia.

 

5. Doce de Leite / Dulce de Leche

comidas tipicas uruguai doce de leite

Outra disputa entre Uruguai e Argentina é pela soberania no doce de leite. Enquanto o doce de leite argentino se desdobra em dezenas de marcas, no Uruguai existem poucas e boas, muito tradicionais. 

 

6. Alfajor

comidas tipicas uruguai alfajor

Nada como encerrar essa lista de comidas típicas do Uruguai com a mais amada sobremesa do país. De origem árabe e adotado como paixão pelos platinos, o doce é paixão nacional, principalmente quando recheado com o delicioso doce de leite uruguaio.

 

7. Mate

comidas tipicas uruguai mate

Impossível andar pelo Uruguai e não se espantar com a quantidade de gente carregando cuia, erva e garrafa térmica. O costume mais parece um vício coletivo. Em uns o mate abre o apetite, em outros, corta a fome. Por essas e outras, a amarga bebida merece lugar de destaque entre as comidas típicas do Uruguai.

Hospedagem 

Onde ficar em Montevideo para aproveitar os restaurantes, a vida noturna, os pontos turísticos e a famosa segurança uruguaia? 

Afinal de contas, onde ficar em Montevideo?

Perto do rio-mar ? Perto do Estádio Centenário? Perto do Centro? Perto do Mercado del Puerto? Perto das baladas? Pense bem o que você prefere e escolha muito bem onde ficar em Montevideo. Depois de ler este mini guia de bairros e lugares, não vai ser difícil escolher como e onde se hospedar em Montevideo.

 

Palermo e Barrio Sur

rambla onde ficar montevideo

Assim como a vizinha Buenos Aires, Montevideo também tem um bairro chamado Palermo. Também é um bairro bem localizado, mas as diferenças acabam aí. Enquanto Palermo é um dos maiores bairros de Buenos Aires, com centenas de restaurantes e a noite mais agitada da cidade, o Palermo de Montevideo é um pequeno e tranquilo bairro residencial de baixa densidade (muito mais casas do que prédios). As ruas são arborizadas e repletas de casas antigas, a maioria de imigrantes italianos, que dão um ar histórico ao bairro. São as mesmas características que definem o Barrio Sur, localizado entre Palermo e o Centro.

Esses dois pequenos bairros, Palermo e Barrio Sur, dividem uma das principais atrações do Carnaval do Uruguai: o Desfile de llamadas, que acontece pelas ruas Carlos Gardel e Zelmar Michelini. Se vai passar o Carnaval em Montevidéu e quer agito, escolha um desses dois bairros.

 

Punta Carretas

punta carretas onde ficar montevideo

É um dos lugares com a maior qualidade de vida em Montevideo. O bairro ocupa uma pequena península, na parte mais ao sul da cidade. É cercado pelas Ramblas (a grande avenida à beira do Rio de la Plata), pelo Clube de Golfe do Uruguai e pelo bairro de Pocitos. No centro do bairro está uma grande área verde, o Parque Juan Zorrilla de San Martin.

Outro ponto de interesse, se for comer ou fazer compras, é o Punta Carretas Shopping, até onde sei, o maior da cidade, que ajuda tornar Punta Carretas um dos bairros mais nobres de Montevideo.

 

Pocitos

pocitos onde ficar montevideo

Quando se ouve a pergunta onde ficar em Montevideo, quase todo mundo que conhece bem a cidade responde Pocitos na hora. É o bairro preferido da classe média alta do Uruguai e também da maioria dos turistas. Fica ao lado de Punta Carretas, mais é um pouco mais jovem, com boas opções de restaurantes, hostels e muitas baladas. E Pocitos também é um ótimo lugar para curtir o mar. Digo, o Rio de La Plata. Pois é no bairro que está a grande Playa de Los Pocitos, uma das melhores (e únicas) faixas de areia de Montevideo.

A extremidade norte do bairro fica bem próxima ao Estádio Centenário, onde geralmente acontecem os jogos da Seleção do Uruguai de Futebol. Recebeu vários jogos e a final da Copa do Mundo de 1930, que sagrou o Uruguai como campeão.

 

Buceo

Puertito de Buceo | Foto de Embaixada dos Estados Unidos
Puertito de Buceo | Foto de Embaixada dos Estados Unidos

Com extensos gramados e prédios pequenos sem muros de proteção, Buceo me lembra o plano urbanístico do Plano Piloto de Brasília. O nome Buceo, que significa “mergulho” em espanhol, se deve à história do bairro: em 1752 a região recebeu mergulhadores que participaram do resgate da carga de um barco que afundou no Rio de La Plata.

Fica ao lado de Pocitos, mas do lado oposto ao Centro. Como Montevideo não tem metro e segue com um trânsito complicado, é um pouco contra-mão para o turista em viagem curta, que não pode perder tempo.

 

 

Centro

PLAZA_INDEPENDENCIA_MONTEVIDEU

Se você não curte baladas da moda e prefere fazer tudo a pé, percorrendo atrações históricas e pontos turísticos, sem dúvidas o Centro é o melhor lugar para se hospedar em Montevideo. Principalmente se ficar nas imediações da Plaza Independência, uma grande praça que está cercada de atrações culturais e históricas:

• Palacio Estevez | Inaugurado em 1874, já foi sede do governo e hoje abriga o “Museo de la Casa de Gobierno”, um museu da história presidencial. Lugar interessante para conhecer.

• Teatro Solis | Arquitetura clássica, lembrando teatros de Gênova e Milão. Tem uma agenda cultural muito ativa.

• Palacio Salvo | Com 27 andares e 95 metros, foi durante alguns anos o edifício mais alto da América do Sul.

• Mausoléu José Artigas | No centro da Praça Independência é impossível não reparar na grande estátua de José  Artigas, o herói nacional do Uruguai. Pois saiba que, ali embaixo, está o mausoléu com os restos mortais do militar.

 

Casco Viejo (Cidade Velha)

BAR_CENTRO_MONTEVIDEU

Quase toda cidade da América do Sul tem uma região histórica, geralmente a mais antiga, chamada de Casco Viejo. E, em quase todas, trata-se de uma região suja e perigosa. Em Montevideo não é diferente, mas vale fazer algumas ressalvas:

• Durante o dia é um lugar interessante para explorar, com ruas exclusivas para pedestres, repletas de cafés e restaurantes mais baratos do que nos bairros de Pocitos e Punta Carretas.

• É onde está o Mercado del Puerto, ponto turístico e gastronômico essencial de Montevideo.

• Se você vai chegar ou sair de Montevideu de barco pela Buquebus, no bairro fica o terminal de embarque da empresa.

• Tanto no Centro quanto aqui no Casco Viejo têm algumas baladas. Mas é, digamos, a parte brega da cidade. Predomina o reggaeton.

 

Carrasco

onde ficar montevideo carrasco
Casino e Hotel Carrasco | Foto de Jimmy B

Bairro grande e residencial na extremidade leste de Montevideo. Tem a extensa Praia de Carrasco, mansões e uma interessante área comercial com bons restaurantes, nas imediações das ruas Dr. Alejandro Schroeder e Av. Alfredo Arocena. Nessa mesma região está o pequeno e charmoso Arocena Shopping. É o bairro dos ricos (e famosos?) de Montevidéu. Um lugar seguro e interessante para ficar, embora um pouco distante dos principais pontos turísticos de Montevideo.

Mesmo assim, o bairro tem dois pontos importantes para o turismo em Montevideo:

• Hotel Cassino Carrasco | grandioso por dentro e por fora, sempre foi um marco do luxo no Uruguai. Foi reinaugurado em 2013 como Hotel Sofitel Montevideo Casino Carrasco and Spa.

• Aeroporto de Carrasco | Maior aeroporto do Uruguai e um dos mais modernos da América Latina. Opera desde 1947 e foi reinaugurado com a atual e moderna estrutura em 2009.

 

O QUE COMPRAR

Artigos de couro, artesanato e peças de decoração podem ser econtrados em endereços como a Casa Mario (Calle Piedras, 641), a Manos del Uruguay (Calle San José, 1111) e o Mercado de los Artesanos (Plaza Cagancha, 1365).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.buenasdicas.com/comidas-tipicas-uruguai-2600/  http://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/montevideu-11/ http://www.buenasdicas.com/onde-ficar-montevideo-2868/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s