Cartagena, a cidade murada.

A simpática cidade colombiana Cartagena das Índias – ou apenas Cartagena – fica à beira do mar do Caribe, mas está longe de ser um destino tradicional da região. Ali a água é cristalina, mas quando o assunto é praia, as melhores ficam longe da cidade, nas ilhas. No entanto, o principal atrativo é mesmo sua história, a arquitetura dos casarios coloniais e as muralhas. Com localização estratégica, foi sede de importante porto durante o período colonial e, por esta razão, tornou-se alvo constante de ataques piratas. A Cidade Amuralhada é o coração de Cartagena, onde está a parte mais antiga e que concentra grande parte dos pontos turísticos. Aventure-se também pelo bairro de Getsemaní com mercadinhos, clubes noturnos e barracas de comida, além de se encantar com o arquipélago de Islas del Rosario, cheio de belas praias, manguezais, arrecifes de corais e povoado de rica herança africana. 

 

Quando ir 

O que não falta a Cartagena é sol, que aparece o ano todo. A média anual de temperatura está em torno dos 27°C, mas a sensação térmica fica muito além disso, devido à umidade. O período de chuvas vai de maio a novembro, mas ainda sim há dias de sol nesta época.

Curiosidades 

Os espanhóis desembarcaram em Cartagena das Índias entre o fim do século 15 e o início do 16. O nome é uma homenagem à cidade espanhola que fica na província de Múrcia.

 

Principais atrações

Há muito para ver, a começar pela Cidade Amuralhada, região cercada por uma antiga muralha construída para defesa contra piratas. Outro ponto turístico importante e que faz parte dos pacotes para Cartagena é o Castelo de San Felipe de Barajas, a maior construção feita por espanhóis nas Américas. Visite também o Palácio da Inquisição, construção do período colonial que hoje abriga exposições.

Crédito: Thinkstock

Castelo de San Felipe de Barajas

Construído entre 1536 e 1657, o castelo é a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo e teve como função proteger Cartagena de ataques estrangeiros. Sua localização estratégica permitia observar inimigos vindos por terra ou mar. A parte interna é repleta de labirintos, corredores e túneis. 

 

Crédito: Thinkstock

Cidade Amuralhada

A região é cercada por uma antiga muralha que tinha como função proteger a região contra piratas. Formada por quatro bairros (CentroSan DiegoMatuna e Getsemani), concentra alguns dos principais pontos turísticos da região – entre eles o Palácio da Inquisição e a Torre do Relógio. Dentro das muralhas fica toda parte antiga da cidade.

 

Crédito: Thinkstock

Catedral Metropolitana

A primeira construção da catedral data de 1575. Também chamada de Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría, o local fica fechado a maior parte do tempo, abrindo apenas no horário das missas ou para quem paga pela visita.

 

Crédito: Thinkstock

Convento Santa Cruz de La Popa

Localizado no ponto mais alto da cidade, o lugar oferece vista espetacular da cidade. Com arquitetura colonial, o convento possui museu com peças religiosas, como quadros e esculturas.

Crédito: Thinkstock

 

 

 

Torre do Relógio

Um dos símbolos de Cartagena, a torre foi a entrada principal da Cidade Amuralhada e tem arquitetura imponente. Funciona como portal que divide dois bairros da cidade e, à noite, recebe iluminação especial. 

 

Crédito: Thinkstock

Parque Bolívar

A praça localizada no meio de Cartagena está próxima de vários pontos turísticos da região. Está sempre cheia de gente descansando sob as árvores, assim como vendedores de frutas, artistas de rua e artesãos.

 

Crédito: Thinkstock

Arquipélago de Rosário

Com diferentes ilhas privadas, o arquipélago fica a cerca de uma hora de barco do Centro. As praias urbanas de Cartagena não têm a mesma beleza que se vê nessas ilhas, que possuem águas mais claras. Entre as ilhas mais famosas estão OceanárioIsla del Pirata e Isla del Encanto

 

Crédito: Thinkstock

Praias

Conheça a bela Playa Blanca, com águas cristalinas e areia clarinha. Está localizada em Barú e costuma ficar lotada de turistas e vendedores. Já Bocagrande é uma das praias mais famosas de Cartagena, possui areia escura e águas bem quentinhas. Ela costuma ser muito movimentada, especialmente nos finais de semana. 

 

Palácio da Inquisição

A construção do período colonial hoje abriga exposições a respeito da história da cidade e da inquisição. Cartagena foi sede do Tribunal do Santo Ofício, que condenava e torturava pessoas por heresia, bruxaria e bigamia. O local apresenta ainda painéis, quadros e objetos da época da colonização.

 

 

Hospedagem

Na hora de se hospedar, duas áreas concentram a maioria dos hotéis de CartagenaBocagrande e a Cidade Amuralhada. A primeira é mais moderna, com estabelecimentos de grande porte e melhor estrutura. Já a Cidade Amuralhada é mais antiga, onde estão muitos pontos turísticos e bons restaurantes.

Decameron Cartagena

O Decameron Cartagena está a apenas 100 metros da praia e oferece área de lazer do hotel com piscina, espreguiçadeira e casa noturna. Nas acomodações, você tem à disposição ar-condicionado, TV a cabo, secador de cabelo e amenities de banho. O estabelecimento ainda oferece restaurantes, bares, café da manhã, internet wi-fi (cobrado à parte) e serviço de câmbio.

 

Sofitel Santa Clara

O Sofitel Santa Clara possui infraestrutura completa de lazer, com academia, piscina ao ar livre e coberta, banheira de hidromassagem e spa. Os quartos são equipados com TV de tela plana e internet wi-fi gratuita, enquanto o estabelecimento também oferece estacionamento grátis e café da manhã no quarto.

 

Dann Cartagena

No Dann Cartagena você tem acesso direto à praia, além de piscina, espreguiçadeiras, banheira de hidromassagem e solário na área de lazer. Os apartamentos possuem TV de plasma, frigobar, ar-condicionado, área de estar com sofá e vista para o mar. Entre os serviços disponíveis, estão restaurante, recepção 24h, concierge, traslado, entre outros.

 

Hotel Decameron Baru

A apenas 100 metros da praia, o resort possui academia, piscinas, espreguiçadeiras, caiaque e spa na área de lazer. Nos quartos do Hotel Decameron Baru, você encontra ar-condicionado, TV de tela plana, frigobar e varanda. Entre os serviços oferecidos estão café da manhã, estacionamento gratuito, câmbio e lavanderia (cobrado à parte).

 

La Casona B and B

Situado na parte antiga da cidade, no bairro Getsemani, este hotel fica em um edifício colonial com decoração colorida e típica. Dispõe de quartos com acesso gratuito à internet wi-fi e TV por assinatura. Os hóspedes podem utilizar as máquinas de lavar no local, além dos serviços de câmbio e de transporte. 

 

Azuan Suites

O hotel está localizado a pouco mais de três quilômetros do Museu do Ouro, a três quilômetros do Palácio da Inquisição e a oito quilômetros do aeroporto internacional Rafael Nunez. Oferece wi-fi gratuito. Os quartos possuem TV a cabo, ar-condicionado e área para refeições. 

 

Mar Del Plata

O hotel fica a quatro quilômetros do Castelo San Felipe de Barajas e a 10 quilômetros do aeroporto internacional Rafael Nuñez. Dispõe de restaurante, banheira de hidromassagem, recepção 24 horas, jardim, wi-fi gratuito e estacionamento privativo. Todos os quartos contam com ar-condicionado, TV de tela plana, mesa de trabalho e varanda. 

 

Hotel Marina Suites

Este hotel fica a apenas 200 metros da praia, a um quilômetro do centro histórico de Cartagena e a sete quilômetros do aeroporto. Oferece serviço de quarto, business center e wi-fi gratuito. Os quartos apresentam ar-condicionado, TV e guarda-roupa.

 

Hotel Valmar

O Hotel Valmar fica a 300 metros da praia de Boquilla e a oito minutos de carro do aeroporto internacional Rafael Nuñez. Entre os serviços estão wi-fi gratuito, café da manhã, academia, serviço de quarto e serviço de lavanderia. As acomodações apresentam ar-condicionado, TV a cabo e frigobar.

 

Hotel Santa Cruz Cartagena

Localizado no centro histórico, o hotel possui terraço, solário, balcão de turismo, recepção 24 horas, serviço de quarto, serviço de lavanderia e acesso à internet wi-fi. As acomodações são equipadas com ar-condicionado e TV via satélite.

 

Gastronomia 

A culinária em Cartagena, como boa cidade costeira, se baseia em peixes e mariscos. Peixes nobres como o Mero, Parco, Robalo, e mariscos nobres como camarões, lagosta , são facilmente encontrados. Servidos assados, fritos inteiros, em Ceviches, de todos os gostos. Mas também há carne de boi (res), frango (pollo), porco e outras mais exóticas como coelho.

Lagosta com mariscos, arroz de coco e patacones: acompanhamentos comuns nos pratos colombianos
Lagosta com mariscos, arroz de coco e patacones: acompanhamentos comuns nos pratos colombianos.

Há influências espanholas, andinas, caribenhas e africanas na culinária colombiana. Se usa muito ingredientes como milho, banana, aipim e abacate nos pratos.

Arepas – feitas de farinha de milho branco (maiz), como uma panqueca (redonda e achatada), que podem conter ovos também. É presença certa no café-da-manhã (muitas vezes substituindo o pão), em lanches, como acompanhamento de alguns pratos. Normalmente são servidas inteiras, pequenas. Mas podem ser recheadas e fechadas (dobradas).

Café-da-manhã: 1) frutas com suco (corozo), 2) arepas, bolinho de aipim frito, e ovos com café, 3) patacóns

Plátanos – um tipo de banana-da-terra quase nada doce. Com ele se faz o Patacón – plátano verde amassado em forma de placa, frito ou assado, bem crocante, que acompanha muitos pratos salgados.

Aborrajado – São plátanos (banana-da-terra) recheados com queijo, empanados e fritos

Arroz de coco – nas versões “queimado” (marronzinho, o mais comum) e branco. É um arroz agridoce feito com leite e óleo de coco, açúcar mascavo (que dá o tom marrom) e passas.

Ajiaco – sopas cremosas, com batatas, frango e creme de leite.

Molho aji – molho com pimenta aji e ervas, pode ter abacate também.

Sobremesas: a maioria são doces tradicionais conhecidas pelos brasileiros, como o arequipe (doce-de-leite) e cocadas.

Frutas – frutas exóticas, mesmo que em sucos, sorvetes ou drinks. As frutas colombianas diferentes: lulo, corozo (parece uma uva, mas é muito ácida e não se consume pura, só em sucos e sorvete), granadilla e curuba (essas 2 são da família do maracujá), feijoa (parece uma goiaba branca), borojo, papayuela, caimito, tomate de árbol, tamarindo, gulupa, mamoncillo, uchuva, pitaya. Outras frutas são conhecidas, mas possuem outros nomes: guanábara (graviola), mamey (abricó), zapote (sapoti), fresa (morango), sandia (melancia), anón (fruta-do-conde).

Frutas colombianas: 1ª linha: pitaya, curuba, picolés de várias frutas; 2ª linha: lulo, tome de árbol, e granadilla
Frutas colombianas: 1ª linha: pitaya, curuba, picolés de várias frutas; 2ª linha: lulo, tome de árbol, e granadilla.

Comidas de rua – Se entregue às carrocinhas com lanches na rua! São muito comuns: pan de bono (pan de yuca = aipim), arepas, patacones. As palenqueiras (mulheres com roupa típica e bacias com frutas) vendem saladas de frutas (com sandia), e mangobiche (tiras de manga verde com sal).

Cervejas: As cervejas mais populares são Aguila (e Aguila Light) e Club Colombia, que estão no nível das brasileiras Brahma-Antarctica. Há ainda a Costeñita e as artesanais, principalmente da BBC (Bogotá Beer Company) e Apóstol.

 

cervejas

Outras bebidas alcoólicas: o Rum caribenho é muito conhecido e a Colômbia não fica atrás em sua produção, consumo, e produção de drinks. Michelada é um drink feito com cerveja, suco de limão e molho de pimenta.

Refrigerantes Locais (gaseosas): Postobon (cor-de-rosa), Quatro, Colombiana. Muitos refrigerantes de maçã (manzana) e café.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://www.cvc.com.br/destinos/colombia/cartagena.aspx https://pequenograndemundo.com/2014/07/03/comidas-bebidas-tipicas-colombianas-cartagena/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s